segunda-feira, 30 de junho de 2014

ANIMAIS FOFOS


Oi Pessoal!!!


Quando eu tinha 4 anos, era normal me deitar no tapete da sala com a mamadeira para assistir tv. Tínhamos uma cachorrinha que sempre se deitava do meu lado (repartindo o travesseiro) e ficava na torcida para a mamadeira cair das minhas mãos para ela provar uns golinhos. Interessante que segundo os relatos da minha mãe, ela nunca me atacou ou tentou roubar a mamadeira, mas se eu desse bobeira e a mamadeira caísse... Eu cresci com animais de estimação em casa e posso afirmar que fez uma grande diferença na minha personalidade.



Desde cedo aprendi a respeitar os espaços deles e esta é a principal dica que dou para todos que tem animais ou que trabalham com eles. Eles são seres vivos e merecem todo o nosso respeito!!!

      Neve

Eu nunca fui mordida por nenhum cão, nem mesmo quando trabalhei em clínica de pequenos. Acredito que o respeito e carinho que sinto por eles seja o segredo.

                                                                

Houve uma ocasião que eu poderia ter ficado traumatizada com os cães, porque a minha cachorrinha cresceu e eu também, mas ela ficou bem mais forte. Ela ficava presa na corrente durante o dia e era solta à noite para exercer a função de guardiã! Certa vez fui trocar a água dela e ela resolveu brincar. Começou a fazer voltas e voltas ao meu redor e a corrente quase me enforcou. Quando alguém viu eu já estava roxa, com dificuldade de respirar... 




Crianças e animais de estimação formam uma dupla perfeita, mas é importante que sempre tenha um adulto supervisionando!

                                       Meu caçula e as Calopsitas Kita e Kito

Curiosidade
            Seja cães, gatos, pássaros ou qualquer outro pet que você tenha em casa, reparem em algo muito interessante: geralmente eles interagem com todos da família, demonstram afeição por todos, mas sempre haverá um que eles gostam mais e fazem questão de deixar bem claro quem é o escolhido! Nem sempre é a pessoa que cuida, que alimenta. Os gatos tem o hábito de presentear seu dono com sua caça. A minha irmã recebia periodicamente da Susi, nossa gatinha siamesa, insetos mortos, pombinhas rola... O comportamento animal é algo mesmo muito fascinante!!! 







Os PETS dão mais vida as nossas vidas!!!
(nos dois sentidos!)

                                           Susi e seus filhotes

    Para terminar não posso deixar de mencionar dois grandes profissionais que eu tenho profunda admiração: Cesar Milan “o encantador de cães” e Alexandre Rossi, ambos apresentadores de programa na televisão. Quem ainda não conhece faça uma busca pela internet porque vale cada minuto!
  • Cesar Milan é mexicano, autor de vários livros: "Cães educados", "Donos felizes"; "O encantador de cães", entre outros.
  • O Alexandre Rossi é formado em zootecnia pela USP (1998). Encontrou um maravilhoso nicho de trabalho com adestramento e comportamento animal, é autor do livro  ADESTRAMENTO INTELIGENTE, 7. ed. Sao Paulo: CMS EDITORA, 1999. 260p .



    Obrigado pela visita e até breve!



domingo, 29 de junho de 2014

PARQUES



Olá Pessoal!!!

Aqui no Brasil tem vários parques com animais, eu destaco um em especial e logo vocês saberão porquê!!! 





O parque das Aves localizado na cidade de Foz do Iguaçu-PR é fantástico, lá você interage com elas, porque entra em seu habitat, viveiros gigantescos, conhecendo de perto araras, tucanos, papagaios... fica cara a cara com estas aves lindas!








Na sequência de fotos abaixo, um tucano resolveu brincar com o monopé do fotógrafo (meu marido)!



Curiosidades 
    Conversando com um dos tratadores (da foto abaixo), soube que cada vez que você visita o parque, provavelmente encontra exemplares diferentes. As aves são na grande maioria, recolhidas por fiscais por serem apreendidas de forma ilegal. Algumas são encontradas doentes ou debilitadas na natureza e são levadas ao parque onde recebem assistência de veterinários e biólogos que fazem a reabilitação das mesmas e depois são devolvidas à natureza! 


    Logo que as aves são soltas no viveiro, elas são atraídas pelo brilho das jóias dos turistas e podem atacar, Por este motivo os funcionários solicitam que as pessoas tirem relógio, brincos, pulseiras antes de entrar. Com o tempo elas se acostumam com a rotina dos turistas. Por isso dependendo da época que você visita, precisa ou não tirar suas jóias. 


Outra Curiosidade
Quem já foi a Foz em janeiro sabe o quanto é quente no verão. Para um melhor conforto dos animais, às 15:00 horas é acionado o chuveirinho nas instalações proporcionando um banho bastante apreciado pelas aves!!! Vale a pena conferir!!!



Esta ave já está condicionada com o barulho do chuveirinho, corre para seu lugar favorito e aguarda os primeiros jatos!!!





No final do passeio você pode tirar uma foto segurando amáveis araras (há um rodízio para não cansar os astros de tantos clicks!). 

Se tiver coragem pode se aventurar igual ao meu caçula e ter uma jiboia em seu pescoço!!!

Demonstrou receio com a arara, mas não com a cobra


Obrigado pela visita e até breve!





sábado, 28 de junho de 2014

ZOO



    Visitar Jardim Zoológico sempre foi um dos meus passeios favoritos! Nas principais capitais do país encontramos Zoológicos bem diferenciados em termos de infraestrutura. Eis outro mercado de trabalho que não mencionei. Veterinários de zoo são capacitados para trabalhar com animais silvestres. Geralmente são cargos concursados porque os zoos pertencem a fundações vinculadas ao governo do estado ou município.






    Eu conheço poucos Zoos, mas é um excelente hobby para quem curte animais assim como eu! Ouvi falar bem do zoo de Buenos Aires, está na minha lista para conhecer!!!

ZOO PR
O Zoológico de Curitiba fica bem afastado, mas é um passeio que vale a pena. Tive a oportunidade de visitar quando levei meus documentos para assumir a minha vaga na empresa Emater PR. Fiquei encantada, infelizmente não tenho nenhuma foto. Por isso esta foto é do site.

http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/zoologico-e-p-publico-zoologico-e-passeio-publico-smma/331


"O Zoológico de Curitiba está situado no Parque Municipal do Iguaçu, ocupando uma área de 589 mil metros quadrados e que atualmente, está entre os cinco zoológicos mais conceituados do Brasil. Recebe cerca de 650 mil visitantes por ano e está aberto ao público de terça a domingo das 09 às 17 horas".




ZOO SP

    O Zoo de São Paulo é muito interessante e gera muita pesquisa. Na época que visitei havia áreas específicas para borboletas, formigas, etc. O bacana é que eles oferecem estágios, assim como os outros, mas este zoo faz questão de divulgar como você pode conferir na pág do site:
“Se você quer estagiar, ser voluntário ou desenvolver um projeto de pesquisa na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, leia atentamente os procedimentos para cada uma destas ações, escolhendo no menu ao lado a opção desejada”.


ZOO RIO


   O Zoo do Rio de Janeiro localizado no bairro de São Cristóvão é o que mais visitei por ter sido praticamente “meu vizinho”, quando morava no Rio. Houve muitas mudanças de infraestrutura daquela época para cá e ele é meu favorito!






ZOO RS

    Ainda assim, sinto um carinho enorme pelo ZOO de Sapucaia no RS, porque foi o primeiro que visitei, quando era criança. Ele conta como uma boa infraestrutura, fica numa área extensa e é bem diversificado. Em 2001 houve concurso para preencher vaga de médico veterinário. Eu lembro que quase me inscrevi; com a periculosidade o salário ficava bem atraente, mas pensei melhor e resolvi não trocar a minha vaga no serviço público federal por uma estadual.
Em 1º de maio de 1962, o Parque Zoológico, situado em Sapucaia do Sul foi inaugurado. No começo contava com poucas espécies que viviam em uma praça de São Leopoldo. Também foram adquiridos grandes animais como felinos e elefantes. Atualmente, o Zoo possui animais da América, Ásia, Europa, África e Oceania. São cerca de 130 espécies que somam mais de mil exemplares. Desde 1973, é um órgão vinculado à Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, assim como o Museu de Ciências Naturais e o Jardim Botânico, em Porto Alegre”.   


Obrigado pela visita e até breve!!!



sexta-feira, 27 de junho de 2014

CALOPSITAS


     Olá pessoal!!!


    Hoje quero compartilhar a alegria de ter pets em casa!!! Eu moro em apartamento, por isso tenho apenas cinco canários (mãe e 4 filhotes) e cinco calopsitas. Contarei um pouquinho sobre eles.


     CALOPSITAS

   As Calopsitas são animais surpreendentes. A princípio passam apenas como aves interessantes e bonitas. Quando meu filho caçula ganhou um casal dos padrinhos, em janeiro de 2008, comecei a me perguntar por que não tive nenhuma calopsita antes?

Junior (pontinho rosa) e seus pais

    Elas são curiosas e gostam de interagir com as pessoas. Aceitam bem outros pássaros e estão sempre alertas observando ou aprontando!!! Possuem a capacidade de aprender muitas atividades quando estimuladas e a assobiar, cantando diversas melodias, inclusive hino do grêmio (ninguém merece!) Ainda bem que as minhas tem outro gosto musical!

Alguns dos filhotes

    O casal que meu filho ganhou, gerou 24 filhotes vivos até 2010, quando a fêmea e 4 filhotes morreram. A fêmea (Kita ou galinha poedeira) por descuido comeu isopor (de uma bandeja contendo milho verde) e ao dar aos filhotes, todos morreram por intoxicação aguda. O macho Kito, é muito fofo e é bem mansinho. Para não ficar sozinho, logo ganhou outra companheira e ano passado me deram de presente o Junior! Paralelamente eu comprei uma calopsita toda branca muito linda. Ela era filhote ainda, mas muito arisca. Ela gritava muito e tinha muito medo das pessoas. Ao conviver com as outras que são mansas, ela se transformou. Por isso comprei um outro macho para formar outro casal. No início foi bem difícil, porque a Neve (calopsita branca) não era nada sociável, mas acabou se rendendo as graças do Fritz! Afinal, ele em 15 dias aprendeu todas as músicas que o Kito cantava e conquistou sua companheira. Vamos ver se este ano eles me presenteiam com um filhote!!!

Eu e a Neve

   Quanto aos 24 filhotes, parentes e amigos mais próximos foram presenteados com graciosos presentes! 

Este eu não dou e não vendo! É o meu Junior!!!


Se quem acompanha meu Blog tem calopsitas ou tem interesse em adquirir, recomendo visitar sites específicos e Blogs, pois encontrei muitas informações excelentes!!!

Canários
Comprei um casal de canarinhos ano passado e no fim do ano, a fêmea super povoou a gaiola! São 4 filhotes muito fofos! Infelizmente o macho morreu de pneumonia quando voltamos da praia. Um dos filhotes, o mais laranja, é clone do pai e seu canto é lindo!!!




    Não tenho cachorro (por enquanto), mas tive o privilégio de ter alguns na minha infância. Só quem tem ou teve um PET sabe dar sua devida importância!!!

Os PETS dão mais vida as nossas vidas!!!

Obrigado pela visita e até breve!!!



quinta-feira, 26 de junho de 2014

Mestrado e Doutorado


Olá Pessoal!!!

Eu fiz 3 cursos de pós e vou relatar a minha experiência!
Inicialmente fiz o curso de especialização sobre Doenças de Pequenos Ruminantes, à distância. Este curso foi muito útil, porque há caprinos e ovinos onde eu trabalho. Houve 2 encontros na UFRGS onde os professores tiravam as dúvidas e aplicavam provas. Quem imagina que cursos à distância são light, não posso dizer o mesmo. Semanalmente recebíamos apostilas e em 5 dias tínhamos que enviar os exercícios feitos. As doenças de cabras e ovelhas abordadas não foram mencionadas na graduação.  Era tudo novidade. Uma delas é a doença Scrapie de ovinos.
Deixarei um site para quem deseja pesquisar.






OBS: Não pretendo descrever patologias porque visitei muitos Blogs sobre Medicina Veterinária e encontrei muitos que já fazem isso e são excelentes! A abordagem no meu Blog é mais informal e o objetivo é relatar minhas experiências nesta profissão apaixonante!


Mestrado

Em julho de 2001 iniciei o mestrado na UFRGS e consegui afastamento do trabalho. Me mudei para Porto Alegre com 2 crianças pequenas. Filhos não são desculpas para nosso comodismo. Quando estamos determinados a algo, não medimos esforços! 

Daniel  e  Lucas


    A minha dissertação sobre quefir em breve estará disponível no site Lume da UFRGS, porque eu concluí em junho de 2003 e naquela época entregávamos exemplares impressos. Está disponível na base de dados Bireme.
    Para quem se interessar, parte da apresentação está logo abaixo:




Doutorado
   Em março de 2010 iniciei o doutorado na UFRGS, com o mesmo orientador. São quatro anos de estudo e muita dedicação. Não é fácil conciliar trabalho, vida pessoal, família e estudos. Eu não tive liberação do trabalho e por isso utilizava férias, recessos e feriados  para dar conta. Consegui concluir seis meses antes. Para quem pretende fazer doutorado, pense e repense. É sem dúvida compensador pelos conhecimentos adquiridos, é compensador pelo salário, mas principalmente é compensador pela experiência de vida que passamos, é gratificante, mas lembre-se que é puxado!!!


 Convite

FACULDADE DE VETERINÁRIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS

DEFESA DE DOUTORADO


“Prospecção de atividade antibacteriana em resíduos da viticultura na perspectiva da desinfecção e antissepsia aplicadas à saúde e à produção animal, bem como à agroindústria familiar” 
       

                                                                         Autora: Raquel Teresinha Czamanski
                                                                         Orientador: Prof. Dr. José Maria Wiest


                                                      BANCA EXAMINADORA:

Dr. César Augusto Marchionatti Avancini (UFRGS)
Dra. Ingrid Bergman Inchausti de Barros (UFRGS)
Dr. George Wellington Bastos de Melo (Embrapa Uva e Vinho)

Data: 09/08/2013, às 15h30min
Local: Sala 5 da FAVET


Minha Defesa


 A minha tese está disponível neste endereço, para quem tem interesse em ler!
    http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/79477



Obrigado pela visita ao Blog!!!

Até breve!!!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Pós-Graduação



       Olá Pessoal!!!


PÓS-GRADUAÇÃO

    Este assunto é de extrema importância para quem pretende ser *bem sucedido na profissão, independente de qualquer que seja a profissão. Atualmente o mercado de trabalho exige profissionais altamente qualificados e geralmente oferece melhores remunerações para os profissionais com pós-graduação.


      A pós-graduação se divide em latu sensu e stricto sensu 

   Os cursos de pós-graduação latu sensu são destinados a graduados, cujo objetivo é formar profissionais especializados para atender necessidades sociais, aprofundando e complementando conhecimentos, habilidades e atitudes em uma área específica. São os cursos de especialização que podem ser à distância ou não, com a carga horária mínima de 360 horas.
   Os cursos de pós-graduação stricto sensu compreende programas de mestrado e doutorado, sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento previstas na legislação.

Lembrete:  o curso de especialização não nos torna especialista e sim especializado.

Alguns exemplos de cursos de especialização para médicos veterinários de Pequenos animais:
Acupuntura, Anestesiologia, Animais Silvestres, Cardiologia, Cirurgia, Clínica Médica, Diagnóstico por imagem, Emergência e UTI, Endocrinologia, Homeopatia Veterinária, Medicina Felina, Nefrologia e Urulogia, Odontologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Neurologia, Parasitologia Veterinária, Patologia Clínica, Sanidade Animal
OBS: Animais Silvestres é um segmento da medicina veterinária que esqueci de citar no post anterior!



Curiosidades
    Quem exerce a docência sabe que o plano de carreira de docentes da rede federal é bem promissor para quem tem pós. O título de mestre e o título de doutor confere salários diferenciais, motivando os professores a buscar mais conhecimento.
   Com a sanção da lei 12.677\2012, o Governo Federal criou 77 mil novos cargos para professores e técnicos administrativos para as universidades e institutos federais.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=14751
   A disputa por estas vagas é concorrida e atualmente um grande número de candidatos já possuem titulação. O lado bom é que novos profissionais já são mestres ou doutores, o lado ruim é que candidatos que tem apenas a graduação muitas vezes desanimam. Eu trabalho na rede federal de ensino técnico e tecnológico como médica veterinária desde 1995, e durante este tempo eu vi muitos candidatos à docência assumirem suas vagas apenas com a graduação ou no máximo o título de mestre. Muitos estavam concluindo o doutorado, mas não tinham o título em mãos para apresentar na prova de titulação.
Portanto se você pretende seguir esta carreira, prepare-se bem. Sempre há uma chance, mas sem tentar...



   O termo que destaco no meu Blog *bem sucedido na profissão certamente não corresponde ao mesmo significado para todos. Aos poucos vocês irão me conhecer e perceberão como eu entendo O QUE É SER BEM SUCEDIDO!!!



Até breve!