quinta-feira, 31 de julho de 2014

Manejo Sanitário



   Olá Pessoal!!!

    Inicialmente peço desculpas por não postar diariamente. Estou de férias e nem sempre posso contar com a internet, porque não trouxe meu notebook.
    Vou continuar sobre o último assunto e hoje escreverei um pouco sobre o manejo sanitário, que consiste em várias atividades que vão muito além de limpar baias...







Aplicar vermífugo (via oral ou injetável) após exames ou no mínimo a cada estação do ano






Aplicar vacinas de acordo com as orientações do médico veterinário, pois para cada espécie e para cada região, há doenças diferentes a serem prevenidas.






Não basta apenas limpar, as instalações devem ser desinfectadas para completa profilaxia semanalmente, mensalmente ou a cada lote. A cal hidratada é um ótimo desinfetante utilizado em baias de suínos, porque possui excelente custo x benefício.






O casqueamento em cabras e ovelhas é importante porque evita frieiras, evita o desnivelamento, que dificulta os animais de se locomoveram e desta forma reduz as horas de pastoreio.






É importante manter alguns medicamentos ou até mesmo uma farmacinha para guardar os principais medicamentos que se usa na propriedade ou mesmo em casa para nosso pet. Solicite orientação de um médico veterinário para fazer sua farmacinha em casa.









E para finalizar, mantenha a instalação do seu pet ou animal de produção sempre limpa.




Obrigado por visitar e até breve!!!


segunda-feira, 28 de julho de 2014

MANEJO





    Olá Pessoal!!!


    Muitas pessoas pensam que a palavra manejo se refere apenas a lida diária dos animais, ou seja limpar a baia e alimentar os mesmos. A palavra manejo animal é bem mais abrangente, é um conjunto de atividades que pode ser dividido em três assuntos distintos: manejo alimentar, manejo sanitário e manejo reprodutivo. Independente de ser animal de produção ou animal de estimação é importante conhecer cada detalhe para que sua criação ou seu animal de estimação possa se desenvolver com saúde. 

    Hoje escreverei um pouco sobre o manejo alimentar



Aves que alimentam seus filhotes devem receber alimentos de consistência macia para facilitar a papa. Eu costumo oferecer arroz cozido sem sal e pão macio. Existe no comércio papa em pó para filhotes, basta diluir em água. É muito utilizado por criadores que querem domesticar os filhotes, porém se possível, deixe os pais alimentarem por um certo período para que eles peguem imunidade, funciona como vacina. 




No comércio encontramos ração balanceada nutricionalmente para cada espécie e para cada faixa etária.




    O colostro (primeiro leite do mamífero após o parto), é importante porque é rico em imunoglobulinas. Depois de 24 horas de nascido, o espaço entre as células do trato intestinal diminui, e as imunoglobulinas deixam de ser absorvidas. Eis a importância do colostro ser ingerido nas primeiras horas. Após este período os mamíferos se alimentam  com leite até começarem a ingerir alimentos sólidos.




Os leitões nascem com carência de ferro e o leite materno não supre esta necessidade. Portanto, esta espécie necessita de complementação de ferro injetável ou via oral.




Ração peletizada é mais indicada para alimentar os coelhos porque ajuda a desgastar os dentes, evita problemas respiratórios por não inalar o pó da ração e evita o desperdício. 




Os frangos de corte recebem ração balanceada para cada fase de vida. Seu crescimento é muito rápido, muitas vezes seguem para o abate com menos de 30 dias. A sua genética altamente melhorada é responsável pelo acelerado ganho de peso.





A matéria prima para compor a ração dos animais deve ser de boa qualidade para evitar problemas tais como: desenvolvimento abaixo do esperado, problemas respiratórios, problemas digestivos, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.




Milho danificado pode aumentar a chance de desenvolver fungos, que por sua vez, produz toxinas que são altamente nocivas para os animais e para o ser humano. 


    Obrigado pela visita e até breve!!!



domingo, 27 de julho de 2014

Da série... o que é ser médico(a) veterinário(a)?






       Olá Pessoal!!!



     Ser veterinário(a) é...




Não ficar longe dos animais nem mesmo nas férias...







É ter sempre pelo na roupa...








É ver colorido...










É examinar um por um...







É correr atrás do rebanho...







É não se importar se as roupas ficarão com cheiro...







É se sentir orgulhosa com o primeiro uniforme...



Obrigado por visitar e até breve!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Da série... o que é ser médico(a) veterinário(a)?





       Olá Pessoal!!!


   Ser veterinário(a) é...


É entender um olhar...









É oferecer segurança...










É entender a linguagem de sinais...








É olhar o coletivo...

Fotografia cedida por Paulo Fialho Meireles




É olhar o indivíduo









É visitar exposições








É colocar a mão na massa...






Obrigado pela visita e até breve!!!




Professores






       Olá Pessoal!!!


     É difícil esquecermos os verdadeiros mestres, que além dos conteúdos inerentes a disciplina, nos ensinaram muito mais que ter uma profissão, nos ensinaram a amar e respeitar os animais para sempre.







Antiga sala de anatomia da UFRRJ







As primeiras aulas de microscopia foram marcantes por ser tudo novidade


Histologia






      As infindáveis aulas de bacteriologia eram detestadas por serem nas sextas à tarde. A galera toda louca para ir embora curtir os fins de semana, mas não antes de corar e contar células. Mal sabia que seria tão importante para a minha vida profissional.



Bacteriologia





As aulas de zoologia I e II  eram sempre interessantes






Aulas práticas de tecnologia de alimentos






A velha e saudosa Rural, onde já passou inúmeros professores, mestres e doutores, que marcaram profundamente a vida de milhares de estudantes, inclusive a minha.







Obrigado pela visita e até breve!






quinta-feira, 24 de julho de 2014

Instalações





      Olá Pessoal!!!



    Depois de comentar sobre habitat, não dá para deixar de mencionar sobre instalações! As instalações devem ser bem planejadas, respeitando as dimensões exigidas para cada espécie e que ofereça segurança tanto para as pessoas quanto para os animais.



Z00






Capril

Geralmente as divisórias usadas nas instalações para animais de produção 
são de madeira ou de metal 




Suinocultura




Aviário para frangos de corte





Aviário para galinhas poedeiras







Bovinocultura de leite





Instalação para tartaruga






Obrigado pela visita e até breve!!!