terça-feira, 24 de junho de 2014

Mercado de trabalho - Parte II



   Olá pessoal!!!



   Vamos continuar com o assunto de ontem, afinal mercado de trabalho é um assunto importantíssimo!!! De que adianta ter nosso tão sonhado diploma e não exercer a profissão que tanto amamos, não é mesmo???




   Vou combinar um exercício com vocês: todas as vezes que vocês forem tomar café com leite, comer uma torrada com queijo ou presunto, omelete, bolo feito com ovos, pão de mel, pão de queijo, pastel de queijo ou de carne; e no almoço comer um bife suculento, que tal um churrasco delicioso, risoto de frango, peixe assado na grelha, salsichão... ou quem sabe de janta a linha fast food:  cachorro quente, cheese salada, cheese calabresa, pizza??? Pois bem, pense neste segmento enorme de alimentação que inclui produtos de origem animal, lembre-se que sempre haverá um médico veterinário responsável que inspecionou a matéria prima para que a indústria possa comercializar estes produtos. Agora imaginem toda a população da sua cidade, do seu estado, do seu país... Imaginem o número de refeições preparadas ao longo de um ano... Vocês concordam comigo que esta profissão é promissora???




    O médico veterinário também tem um importante papel nas regiões de fronteira do país, onde são colocadas em prática as barreiras sanitárias para evitar ao máximo a entrada de doenças em nossos rebanhos. Vocês sabiam que o Brasil lidera o ranking de maior exportador de carne bovina do mundo desde 2008? Segundo a reportagem no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além desta excelente notícia que nos enche de orgulho, a exportação de carne bovina crescerá a 2,15% ao ano, enquanto a carne de aves a 3,64%. Fonte: http://www.agricultura.gov.br/animal 




   Recentemente (maio 2014) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizou concurso para fiscal agropecuário, com vencimentos de R$ 12.539,38 mensais. Nada mal para iniciantes da carreira!!!
    Vocês sabiam que na época do governo Color, os profissionais de nível superior tinham seus salários iniciais vinculados a seis salários mínimos, o equivalente a R$ 4.344,00. Sabemos que muitos colegas não ganham a metade, principalmente os de início de carreira que fazem plantão em clínicas ou que ganham somente comissão. Muitos dependem das instalações e equipamentos de outras pessoas para exercer sua profissão. Abrir uma clínica ou um pet shop exige uma série de cuidados, começando com a localização, além de um capital inicial. Para quem pretende abrir seu próprio negócio, uma boa dica é buscar informações no site do Sebrae http://www.sebrae-rs.com.br/index.php

    Acredito que como em qualquer profissão, vamos ver profissionais bem sucedidos e outros nem tanto. Também acredito que geralmente o início de carreira é difícil para a maioria, mas quando a gente faz o que ama, vencemos as barreiras e nos tornamos ao longo dos anos, mais um profissional bem sucedido!!!


     A principal barreira que enfrentei na minha profissão foi ser mulher para trabalhar com grandes animais a campo. Eu fui aprovada no concurso da empresa Emater PR, em 1988. No ano seguinte houve novamente anúncios em jornais sobre novo concurso para médicos veterinários. Telefonei para a Emater Central de Curitiba para saber sobre a minha nomeação e recebi a resposta que eles não me comunicaram porque acharam que eu não assumiria, assim como outras veterinárias que desistiram por ter que trabalhar no interior, longe da família. Eu respondi a eles que não importava qual município iriam me mandar, mas que eu precisava trabalhar. Afinal, meu pai havia me sustentado até ali e daquele momento em diante eu já tinha uma profissão e precisava trabalhar para me manter e ter meu próprio dinheiro!!! Falaram então para eu me apresentar com documentos na próxima segunda-feira!!! Foi assim que eu trabalhei na empresa Emater PR, município de Assis Chateaubriand, onde conheci meu marido. Esta era a visão da empresa em 1989, que não corresponde mais a realidade. Mostrei competência nos dois anos que trabalhei e assim como outras veterinárias, mudamos este paradigma. Saí da empresa para me casar e morar no Rio Grande do Sul, minha terra natal!



   A dica que eu dou é a seguinte:
   Siga a profissão dos seus sonhos, mesmo se o mercado estiver saturado. Você ouvirá a seguinte frase das pessoas negativas: “mas já tem tantos pets e clínicas na cidade”... Lembre-se que em cinco anos as coisas mudam, até você concluir seu curso, o panorama será outro! As pessoas vão continuar comprando, adotando e ganhando animais de estimação!!! O mercado para esta profissão será sempre promissor, o médico veterinário pode trabalhar em todos os seguimentos que citei antes e outros tantos que esqueci de citar.
   Se você já concluiu a graduação e não encontra empregos bons, busque os concursos, busque a pós graduação, busque parcerias para abrir um negócio. Se você trabalha por comissão, dedique-se ao máximo para ganhar experiência e mais tarde você verá novos horizontes e até oportunidade para abrir seu próprio negócio.
   Boa sorte!!! 
   Até breve!

IMPORTANTE
 Quando decidi criar este Blog, resolvi postar as melhores fotos dos meus arquivos para ilustrar e para compartilhar minhas imagens. Vocês raramente verão fotos que não sejam minhas e quando ocorrer, citarei créditos ao fotógrafo ou ao site. Peço por gentileza se alguém precisar utilizar uma ou mais fotos do meu Blog para preparar aulas, ilustrar trabalhos, ou até mesmo ilustrar Blogs, cite a fonte ou meu nome, ok? Muito Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário