sábado, 28 de junho de 2014

ZOO



    Visitar Jardim Zoológico sempre foi um dos meus passeios favoritos! Nas principais capitais do país encontramos Zoológicos bem diferenciados em termos de infraestrutura. Eis outro mercado de trabalho que não mencionei. Veterinários de zoo são capacitados para trabalhar com animais silvestres. Geralmente são cargos concursados porque os zoos pertencem a fundações vinculadas ao governo do estado ou município.






    Eu conheço poucos Zoos, mas é um excelente hobby para quem curte animais assim como eu! Ouvi falar bem do zoo de Buenos Aires, está na minha lista para conhecer!!!

ZOO PR
O Zoológico de Curitiba fica bem afastado, mas é um passeio que vale a pena. Tive a oportunidade de visitar quando levei meus documentos para assumir a minha vaga na empresa Emater PR. Fiquei encantada, infelizmente não tenho nenhuma foto. Por isso esta foto é do site.

http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/zoologico-e-p-publico-zoologico-e-passeio-publico-smma/331


"O Zoológico de Curitiba está situado no Parque Municipal do Iguaçu, ocupando uma área de 589 mil metros quadrados e que atualmente, está entre os cinco zoológicos mais conceituados do Brasil. Recebe cerca de 650 mil visitantes por ano e está aberto ao público de terça a domingo das 09 às 17 horas".




ZOO SP

    O Zoo de São Paulo é muito interessante e gera muita pesquisa. Na época que visitei havia áreas específicas para borboletas, formigas, etc. O bacana é que eles oferecem estágios, assim como os outros, mas este zoo faz questão de divulgar como você pode conferir na pág do site:
“Se você quer estagiar, ser voluntário ou desenvolver um projeto de pesquisa na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, leia atentamente os procedimentos para cada uma destas ações, escolhendo no menu ao lado a opção desejada”.


ZOO RIO


   O Zoo do Rio de Janeiro localizado no bairro de São Cristóvão é o que mais visitei por ter sido praticamente “meu vizinho”, quando morava no Rio. Houve muitas mudanças de infraestrutura daquela época para cá e ele é meu favorito!






ZOO RS

    Ainda assim, sinto um carinho enorme pelo ZOO de Sapucaia no RS, porque foi o primeiro que visitei, quando era criança. Ele conta como uma boa infraestrutura, fica numa área extensa e é bem diversificado. Em 2001 houve concurso para preencher vaga de médico veterinário. Eu lembro que quase me inscrevi; com a periculosidade o salário ficava bem atraente, mas pensei melhor e resolvi não trocar a minha vaga no serviço público federal por uma estadual.
Em 1º de maio de 1962, o Parque Zoológico, situado em Sapucaia do Sul foi inaugurado. No começo contava com poucas espécies que viviam em uma praça de São Leopoldo. Também foram adquiridos grandes animais como felinos e elefantes. Atualmente, o Zoo possui animais da América, Ásia, Europa, África e Oceania. São cerca de 130 espécies que somam mais de mil exemplares. Desde 1973, é um órgão vinculado à Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, assim como o Museu de Ciências Naturais e o Jardim Botânico, em Porto Alegre”.   


Obrigado pela visita e até breve!!!



Um comentário:

  1. Eu amo zoológicos, conheço alguns muito legais como o de Buenos Aires e o de Berlin, o melhor que já vi. Também já tive oportunidade de ir para a África do Sul (em uma semana estarei no Quênia) e é maravilhoso poder fazer os safáris e ver os animais em seu próprio habitat. Continue com o blog, adoro você!

    ResponderExcluir